terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Mousse de Chocolate


Haverá sobremesa mais básica que uma mousse de chocolate? É tão básica que ainda não havia aqui uma receita ahahahah sabem porquê?! Porque cá em casa ninguém é assim muito fã... então quando há festas nem me lembro de fazer! Desta vez decidi que tinha de fazer e partilhar convosco a minha receita que é uma versão de outra receita que me foi dada por uma amiga. Na versão da minha amiga leva mais manteiga e açúcar, o açúcar acho que fiz bem em cortar agora a manteiga vai depender de como gostam da mousse: se gostam mais mole podem fazer como eu ou até cortar mais a quantidade, se gostam mais durinha então podem usar 250g de manteiga que é como a minha amiga faz ;) 
Quanto ao chocolate escusado será dizer que devem usar um chocolate de culinária bom, gosto muito do 70% de cacau da Pantagruel e achava que o tinha em casa, mas não  tinha e tive de usar outro com  40 % de cacau. A minha mousse ficou boa mas um pouco mais clarinha do que o pretendido.

Vamos lá à receita que me rendeu 10 tacinhas pequenas:

6 ovos à temperatura ambiente
200g de chocolate de culinária 
150g de manteiga amolecida
150g de açúcar  (usei amarelo)
Chantilly e raspas de chocolate para decorar (opcional, só usei porque tinha de sobra)

Comece por separar as gemas das claras.
Passe as gemas por um coador para retirar as películas e evitar o cheiro a ovo, reserve.
Coloque o chocolate partido em pedacinhos num tachinho e leve a lume brando para derreter, reserve para amornar (pode fazer isto no microondas aquecendo de 30 em 30 segundos e mexendo bem).
Numa taça coloque as claras em castelo e bata em castelo e reserve.
Coloque a manteiga e o açúcar numa taça e bata para obter um creme fofo.
Adicione as gemas e bata até obter um creme esbranquiçado.
Junte o chocolate derretido morno e misture bem.
Envolva delicadamente as claras em castelo, com a ajuda de uma espátula, até obter uma mousse bem homogénea.
Distribua por taças (pode colocar numa taça grande se preferir) e leve ao frigorífico umas 4 horas antes de servir para ganhar alguma consistência.
Antes de servir decore a gosto.


Apreciem ;)  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)