quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Queijinhos de Amêndoa com Recheio de Doce de Ovos


Mais uma receita tipicamente algarvia :) e que anda aqui perdida para partilhar convosco há muito tempo!!! A receita vi num livrinho de coleção da revista Activa "O melhor da doçaria regional portuguesa - Algarve", experimentei aí há uns anos atrás (muitos!) e desde então tem sido a 'loucura' eheheheh todos gostam e devoram... é doce, pois então!
A quantidade de queijinhos que vão obter ao fazer esta receita depende do tamanho que conseguirem moldar para pôr recheio, por isso não vou indicar a quantidade. Outra nota é que podem fazer estes docinhos apenas com a massa de amêndoa e não colocar recheio (até podem mudar o recheio, por exemplo com fios de ovos ou doce de gila também deve ficar bom).

Vamos lá à receita maravilhosa:

300g de miolo de amêndoa crua e pelada (ver aqui como pelar amêndoas)
250g de açúcar
1,5 dl de água
doce de ovos qb (receita)
açúcar branco para enrolar qb
drageias prateadas para enfeitar (opcional)

Comece por triturar muito bem a amêndoa até obter uma espécie de farinha bem fininha. Reserve.
Coloque o açúcar com a água num tacho e leve ao lume, deixe levantar fervura para que o açúcar dissolva completamente.
Adicione a amêndoa moída, reduza o lume e vá mexendo para cozinhar a massa por uns 10 minutos (até fazer o conhecido ponto de estrada).
Retire do lume e deixe arrefecer completamente.
Faça bolinhas (como se fosse fazer biscoitos), abra a massa espalmando-as nas mãos e coloque uma colher de chá de doce de ovos ao meio, feche a massa ajeitando e espalmando para fazer uma espécie de queijinho.
Passe no açúcar branco e decore com uma pérola prateada ao centro.

Podem fazer estes docinhos para oferecer agora no Natal ;) é sempre uma boa prenda e deixam, de certeza, alguém feliz :)

Apreciem ;)

2 comentários:

  1. Experimente adicionar chocolate em pó qb à massa de amendoa, recheie com doce de ovos com uns fios de doce de gila...

    ResponderEliminar

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)