quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Barritas de Pequeno Almoço (receita adaptada da Nigella Lawson)


Vi a Nigella Lawson fazer estas barritas num dos seus vídeos (não me recordo qual episódio!) e achei que era uma boa ideia para os lanches. Fui pesquisar no google e encontrei a receita completa aqui:

Não fiz a receita tal e qual como está no original pois não tinha as sementes todas necessárias, no entanto, tinha muitas outras sementes e fiz a substituição ;) 
Para dar o formato às barritas usei a M-Press da Tupperware (adoro!!!) mas se não a tiverem podem colocar a massa feita num tabuleiro retangular ou quadrado, levar a cozer ao forno e depois cortar em barritas... foi assim que a Nigella fez no vídeo ;) 

As barritas ficaram muito boas, super saborosas e gulosas.

Vamos lá então à receita que fiz (rendeu 16 barritas)

250g de tâmaras medjool (ou outro tipo de tâmaras se preferirem)
2 colheres de chá de canela em pó
325 ml de água
75g de bagas de goji
50g de sementes de sésamo
100g de sementes de linhaça castanha
50g de pepitas de chocolate negro
25g de sementes de chia
50g de corn flakes
100g de flocos de aveia (usei dos finos)

Ligue o forno a 180 ºC.
Num tachinho coloque as tâmaras picadas, a canela e a água e leve ao lume. Deixe ferver por 5 minutos, retire do lume e esmague as tâmaras com um garfo para obter uma espécie de puré.
Coloque todos os outros ingredientes numa taça, adicione o puré de tâmaras e misture tudo muito bem (à mão com uma colher de pau).
Para formar as barritas coloque a massa na M-Press com o molde próprio e pressione para obter as barritas, corte do tamanho desejado e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno por 30 minutos.
Se não tiver a M-Press, coloque a massa num tabuleiro retangular ou quadrado forrado com papel vegetal, espalhe bem a massa e leve ao forno por 30 minutos. Retire do forno, deixe arrefecer e depois corte em barritas.
Para conservar as barritas embrulhe em folha de alumínio e guarde no frigorífico ou então congele (deixei 4 no frigorífico e congelei as outras, quando quero retire e deixo descongelar à temperatura ambiente e ficam muito boas).


Apreciem ;) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)