segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Iogurte Líquido de Amora (receita Bimby)


Para começar a semana trago uma ideia para fazerem uns iogurtes líquidos caseirinhos, podem mudar a fruta à vossa vontade, e assim têm um lanche maravilhoso feitos por vós e com ingredientes do vosso agrado ;)

A receita original destes iogurte são com framboesa mas como este ano tenho muitas amoras congeladas da nossa amoreira, decidi experimentar com esta fruta e ficaram muito bons :)
A receita foi-me dada pela minha agente Bimby aquando da compra da Bimby, tenho-a numa folhinha que é uma fotocópia ou de uma revista ou de uma página de um livro... não sei precisar de onde veio a receita, mas sei que é da Bimby ;)

Nesta foto podem ver como os iogurtes ficam de aspeto ao repousar no frigorífico, depois é só agitar antes de consumir e o soro (a parte de cima do iogurte) mistura com a parte do leite.

Para quem possa ter alguma dúvida: os iogurtes líquidos caseiros ficam mais líquidos que os de compra, já que não levam nenhum espessante e porque a fruta liberta água. Também têm um prazo de validade mais curto (no máximo aguentam 1 semana) porque não levam conservantes artificiais (apenas um pouco de açúcar e a cozedura da fruta). Mais uma coisa boa de fazer iogurtes líquidos em casa é que não precisam de uma iogurteira!

Vamos lá à receita:

200g de amoras (usei congeladas mas podem usar frescas)
80g de açúcar 
1 iogurte natural (usei caseiro - receita)
1 L de leite

Com Bimby:
No copo da Bimby coloque as amoras e o açúcar e programe 8 minutos, na varoma e velocidade 2.
Retire o copo da base e deixe arrefecer (a temperatura tem de descer pelo menos até aos 50 ºC).
Adicione o iogurte natural e o leite e programe 4 minutos, a 50 ºC na velocidade 4.
Tape o copo com uma manta bem quente e deixe fermentar por 12 horas.
Decorrido este tempo triture tudo 10 segundos na velocidade 4, coe o líquido (para remover as grainhas) e coloque em garrafas de vidro.
Leve ao frigorífico por 1 hora e pode consumir.

Sem Bimby
Num tacho (de 1,5 L de capacidade ou mais) coloque as amoras e o açúcar e leve ao lume por  10 minutos e mexendo bem para cozer e desfazer as amoras.
Retire o tacho do lume e deixe arrefecer (até poder colocar a mão no metal e não queimar).
Adicione o iogurte natural e o leite e leve ao lume 5 minutos e mexendo sempre.
Tape o tacho com uma manta bem quente e deixe fermentar por 12 horas.
Decorrido este tempo triture tudo muito bem com a varinha mágica, coe o líquido (para remover as grainhas) e coloque em garrafas de vidro.
Leve ao frigorífico por 1 hora e pode consumir.

Apreciem ;) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)