sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Iogurte Natural Caseiro


Já vos tinha prometido a semana passada que partilhava a forma como faço os iogurtes naturais.
Isto é mesmo das coisas mais simples que pode existir e vale muito a pena porque obtemos uns iogurtes simples, sem adição de coisas estranhas e sem adição de açúcar  (se o quiserem fazer, pois façam... eu prefiro sem).
A receita é inspirada na receita do livro de receitas essenciais da bimby, tendo reduzido apenas a quantidade de leite de 1 L para 800 ml para obter uns iogurtes mais durinhos e apenas 6 copos (a receita original rende 8 e por cá são demasiados e ficam depois às voltas no frigorífico).


Se não têm bimby nem iogurteira vou deixar as indicações de como devem fazer ;)

Vamos lá à receita:

800 ml de leite à temperatura ambiente
50g de leite em pó
1 iogurte natural à temperatura ambiente

Com bimby: colocar os ingredientes no copo e programar 4 minutos, a 50 °C na velocidade 4.
Sem bimby: colocar os ingredientes num tacho ou fervedor e levar ao lume por uns 4 minutos, mexendo sempre até atingir uma temperatura em que ao mergulhar o dedo já se o sinta bem quente.

Com iogurteira: coloque a mistura nos copos da iogurteira, feche-os e coloque a fermentar por 12 horas. Retire e leve ao frigorífico por 1 a 2 horas antes de consumir.
Sem iogurteira: coloque a mistura em frascos (lavados e esterilizados), feche-os e enrole num pano quente, coloque num saco térmico e cubra com uma manta quentinha e guarde num lugar quentinho (por norma guarda-se dentro do forno desligado para não ficar a empatar noutro sítio da casa) e deixe fermentar por 12 horas. Retire e leve ao frigorífico por 1 a 2 horas antes de consumir.

Simples e fácil de fazer em casa ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)