quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Pavlova de Morangos com Vinagre Balsâmico e Tomilho


Por aqui somos super fãs de pavlova :) aproveito todas as claras que sobram de sobremesas, congelo e quando tenho em quantidade faço pavlova ou até molotov (neste caso tenho de ter muitas).
Na busca de uma receita diferente, encontrei esta ideia para usar morangos com vinagre balsâmico e fiquei curiosa... acrescentei o tomilho porque já tinha visto noutras versões e até com manjericão deve ficar bom ;) podem ver o link da receita original aqui: 

A base da pavlova fiz a minha receita de sempre (podem ver aqui outras pavlovas que já partilhei no blog), apenas decidi fazer neste formato tipo ninho... tenho visto muito e quis experimentar :) ficou gira mas acho que fiz o 'ninho' muito baixo e coloquei muitos morangos (usei 500g) e ao colocar o molho na pavlova esta cedeu e libertou molho por baixo... da próxima vez corre melhor ;) mas de sabor estava muito boa :) 

                           

Vamos lá à receita que fiz:


Base da pavlova
4 claras de ovo (grandes - 5 a 6 se forem médias ou pequenas)
230g de açúcar em pó
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de sopa de vinagre (a receita original pede 2 mas acho muito!)

Ligue o forno a 120 °C.
Na taça da batedeira coloque as claras e bata até estarem em espuma. Vá adicionando o açúcar aos poucos (em três vezes por exemplo) e deixe dissolver bem entre cada adição de açúcar.
Coloque a velocidade no mínimo e adicione o amido de milho e o vinagre. Deixe envolver bem.
Coloque a massa de suspiro num tabuleiro, sobre uma folha de papel vegetal, na forma de um círculo e leve ao forno por 1 hora (não abra o forno neste tempo!).
Desligue e deixe arrefecer completamente no interior do forno. Depois pode retirar com cuidado para o prato de servir.


Cobertura
400g de morangos (usei 500g como disse lá em cima mas acho que fica muito pesado para a pavlova)
1/2 chávena de chá de açúcar
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico (pode usar só uma se não gostar muito de vinagre)
folhas de tomilho a gosto
1 pacote de natas para bater

Lave e corte em quartos os morangos. Separe em duas partes iguais, 200g para o molho e as outras 200g para colocar por cima da pavlova.
Para o molho: num tacho coloque os morangos, o açúcar e o vinagre balsâmico. Leve ao lume para ferver, reduza o lume e deixe cozinhar por uns 10 minutos mexendo. Reserve e deixe esfriar.

Bata as natas até obter chantilly, disponha-as sobre o disco da pavlova já frio, verta o molho de morangos sobre o chantilly, adicione os morangos frescos e as folhas de tomilho fresco a gosto.
Leve ao frigorífico e sirva bem fresco :)

Apreciem ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)