sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Croquetes de Peixe


Tinha muito peixe cá por casa que me tinham dado, um tipo de peixe que por aqui chamamos de muge mas é também conhecido por tainha.
É um peixe que existe muito aqui na zona de Olhão.
Deram-nos alguns, por vezes fazemos cozido mas desta vez não nos apeteceu mesmo! Mas estragar nem pensar!!!
Decidi fazer pela primeira vez uns croquetes de peixe :) pois desta forma pareceu-me que ficava disfarçado o sabor do peixe, já que  a receita que vi acrescentava legumes ao peixe. A receita que segui, fazendo alterações, foi esta da Joana Roque:

Gostámos do resultado e é uma ótima forma de aproveitar restos de peixe cozido (ou até assado) e ter sempre um belo croquete no congelador para salvar uma refeição ;)

Vamos lá à receita:

1 cebola
2 dentes de alho
1 cenoura 
1 alho francês pequeno (metade se for grande)
1 folha de louro
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de vinho branco
300g de polpa de peixe cozido (limpo, sem espinhas e peles)
5 colheres de sopa de leite (se achar necessário pode juntar mais)
6 colheres de sopa de farinha (se achar necessário pode juntar mais)
2 pés de salsa
sal e pimenta preta moída qb
farinha, ovo batido e pão ralado qb para panar
óleo qb para fritar

Numa tacho coloque a cebola picada finamente, os dentes de alho também finamente picados, a folha de louro e o azeite. Leve ao lume e deixe refogar, mexendo sempre, até a cebola estar translúcida.
Junte o alho francês em rodelas finas e a cenoura ralada e deixe refogar uns 5 minutos, mexendo sempre.
Adicione o peixe, tempere com sal e pimenta preta moída a gosto e com a salsa picadinha. Envolva tudo muito bem e deixe cozinhar, mexendo sempre, por uns 5 minutos.
Acrescente o leite e a farinha, envolva bem e deixe cozinhar, mexendo para que a farinha não agarre ao funde e queime, até a mistura formar uma espécie de bola que descola do fundo do tacho.
Retire do lume e deixe arrefecer completamente.
Retire colheradas de massa e forme rolinhos para obter os croquetes - se a massa agarrar às mãos, passe-as por farinha que ajuda bastante (pode também fazer bolinhas que dá muito menos trabalho!) e vá dispondo num tabuleiro.
Passe os croquetes por farinha, ovo batido e por fim pelo pão ralado.
Podem fritar logo em óleo quente mas em lume médio ou pode congelar para ter sempre à mão quando precisar (seja para salvar uma refeição ou para uma festa).
Dica: caso congele, depois para fritar não é preciso deixar descongelar. Retira do congelador enquanto o óleo aquece, passa por farinha (para evitar que os croquetes abram) e frita ;)


Apreciem ;) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)