quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Cheesecake de Cuajada e Amoras (não vai ao forno)


Fiz esta cheesecake pela primeira no aniversário do meu pai, em junho, e desde então que repetimos já umas vezes eheheheh
A receita original vi aqui: https://asreceitasladecasa.blogspot.com/2015/01/cheesecake-de-frutos-silvestres.html e fiz uma pequena adaptação não usando fruta na parte branca, podem ver a receita original e colocar fruta como diz mas eu quis apenas a fruta (neste caso o doce) apenas na parte de cima da cheesecake ;) de resto fiz tudo igual.

Para esta receita precisam de cuajada, uma sobremesa láctea que costumo comprar no mercadona em Espanha. No entanto, já me disseram que há no jumbo (costuma ser da Royal mas pode ser que encontrem marca branca) - talvez também exista nas lojas continente (mas nos grandes porque no continente-modelo não encontro). Se não encontrarem a cuajada podem fazer a receita com gelatina (seja em pó ou em folhas) pois já o fiz e ficou bom na mesma ;) esta receita leva 3 pacotes de cuajada, cada pacote tem 12g, pelo que devem substituir por 30g a 36g de gelatina.

Vamos lá à receita que fiz na Bimby mas vou deixar indicações para quem não tem:

Base
200g de bolacha maria (podem usar digestiva também)
80g de manteiga à temperatura ambiente (ou margarina)

Colocar as bolachas no copo da bimby (parti-as ao meio só para facilitar) e triturar 15 segundos na velocidade 6.
Juntar a manteiga e misturar 15 segundos na velocidade 4.
Forrar uma forma redonda de aro e com fundo removível com papel vegetal (também dá para fazer numa forma redonda normal, só é muito mais difícil desenformar e corre-se o risco de partir a cheesecake - já o fiz e correu bem mas nunca se sabe...), colocar a mistura das bolachas no fundo da forma, espalhar bem e calcar com uma colher para apertar bem e obter um fundo bem distribuído
Colocar  forma no frigorífico (ou congelador) enquanto se prepara o resto da receita.

Creme
3 saquetas de cuajada (ou 30g a 36g de gelatina hidratada em água e depois derretida)
400 ml de natas
600 ml de leite
150g de queijo fresco de barrar (daquele tipo philadelphia)
7 colheres de sopa de açúcar

No copo da bimby colocar as natas, o leite, o açúcar e a cuajada e programar 12 minutos, a 90 ºC, na velocidade 4. 
Juntar o queijo e misturar 15 segundos na velocidade 3 e 1/2.
Deixar arrefecer uns 5 a 10 minutos e verter o preparado na forma.
Levar ao frigorífico até solidificar. 

Cobertura
usei este doce de amora a gosto

Espalhar o doce de amora sobre o creme da cheesecake (se o doce estiver muito espesso podem juntar um pouco de água morna e misturar bem), levar ao frigorífico por 1 hora para o doce ganhar consistência e depois está pronto a servir.
Nota: Se não tiverem doce em casa e quiserem fazer coloquem 100g de amoras (ou outros frutos vermelhos a gosto) no copo da bimby juntamente com 80 g de açúcar, triturar 10 segundos na velocidade 5. Depois programar 8 a 10 minutos a 100 ºC na velocidade 2 (se acharem que está muito líquido podem programar mais tempo ou adicionar uma folha de gelatina hidratada e bem misturada no doce). Retirar o doce do copo e deixar arrefecer e depois espalhar por cima do creme. Levar ao frigorífico 1 hora e depois servir.


Para quem não tem bimby ou semelhante:
Base
Colocar as bolachas no liquidificador e triturar uns 30 segundos até obter uma farinha.
Retirar para uma taça e juntar a manteiga e misturar tudo à mão até obter uma massa tipo areia molhada.
Forrar uma forma redonda de aro e com fundo removível com papel vegetal (também dá para fazer numa forma redonda normal, só é muito mais difícil desenformar e corre-se o risco de partir a cheesecake - já o fiz e correu bem mas nunca se sabe...), colocar a mistura das bolachas no fundo da forma, espalhar bem e calcar com uma colher para apertar bem e obter um fundo bem distribuído
Colocar  forma no frigorífico (ou congelador) enquanto se prepara o resto da receita.

Creme
Num tacho colocar as natas, o leite, o açúcar e a cuajada e levar ao lume médio, mexendo por 10 minutos.
Juntar o queijo e misturar bem até este estar todo dissolvido
Retirar do lume e deixar arrefecer uns 5 a 10 minutos e verter o preparado na forma.
Levar ao frigorífico até solidificar. 

Cobertura
usei este doce de amora a gosto


Espalhar o doce de amora sobre o creme da cheesecake (se o doce estiver muito espesso podem juntar um pouco de água morna e misturar bem), levar ao frigorífico por 1 hora para o doce ganhar consistência e depois está pronto a servir.
Nota: Se não tiverem doce em casa e quiserem fazer coloquem 100g de amoras (ou outros frutos vermelhos a gosto) num tachinho juntamente com 80 g de açúcar, esmagar bem com um garfo e levar ao lume médio por uns 10 minutos, mexendo sempre até o doce reduzir (se acharem que está muito líquido podem deixar cozinhar mais tempo ou adicionar uma folha de gelatina hidratada e bem misturada no doce). Retirar do lume e deixar arrefecer e depois espalhar por cima do creme. Levar ao frigorífico 1 hora e depois servir.


Apreciem ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)