segunda-feira, 16 de julho de 2018

Salada de Abóbora Assada com Queijo Feta e Nozes


E hoje é 2ª-feira... o dia de fazer refeições em carne ou peixe! A receita que apresento não livre de alimentos de origem animal, mas já é um bom princípio ;)

Vi a Nigella Lawson fazer esta salada num dos seus vídeos (desculpem, mas já não sei dizer qual era!) e fiquei logo de água na boca eheheheh até já deixei de ver vídeos dela porque acabo sempre cheia de vontade de comer ahahahah


Fiz pequenas alterações, até porque não tinha todos os ingredientes pedidos: não coloquei uma espécie de chicória que falava na receita, usei cebola branca em de vez de vermelha e substitui os pinhões por nozes.
Vou, de certeza, voltar a fazer esta salada mas na próxima vez vou trocar o queijo feta pelo queijo tipo grego, que é uma espécie de imitação do feta mas com gosto menos intenso e menos salgado.

Adorei o resultado :) o salgado do queijo combina na perfeição com o adocicado da abóbora. Usei abóbora hokkaido, podem utilizar também abóbora manteiga (ou até outra do vosso gosto, só acho é que as abóboras que mencionei ficam mais saborosas).


Vamos lá então à receita que fiz:

850g de abóbora já limpa (sem sementes nem casca)
1/2 cebola cortada em fatias bem finas
sumo de 2 limas (pode ser sumo de 1 limão)
50g de nozes
200g de queijo feta cortado em cubinhos
azeite qb
pimenta preta moída qb

Num tabuleiro coloque a abóbora cortada em cubos grandes (2 a 3 cm de tamanho), junte uma colher de sopa de azeite e leve a assar no forno a 180 ºC por, mais ou menos, 45 minutos. Mexa  uma a duas vezes para que a abóbora asse por igual. Retire do forno, deixe arrefecer e coloque no frigorífico para ficar bem fresca.
Numa taça coloque a cebola finamente picada e marine com o sumo das limas por uns 30 minutos (este processo é para fazer uma espécie de pickles de cebola).
Numa frigideira toste levemente as nozes (uns 10 a 15 minutos e mexendo sempre).
Agora chegou a hora de montar a nossa salada: numa saladeira coloque a abóbora assada, o queijo feta em cubinhos, a cebola com o sumo das limas (pode colocar aos poucos e ir provando para não ficar demasiado azedo), regue com um fio generoso de azeite e tempere com pimenta preta moída. Envolva tudo bem e está pronto a servir.


Apreciem ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)