terça-feira, 28 de novembro de 2017

Aletria


Hoje trago mais uma receitinha típica de Natal :) por aqui a aletria não é um doce típico, no Algarve é mais típico o arroz doce... penso que a aletria é mais típica nas regiões centro e norte do país.
Aqui por casa todos adoramos arroz doce e é bem difícil pensar em trocar o arroz pela aletria, mas estou numa de experimentar e, gulosa como sou, desde que seja doce já é bom eheheheh

Esta receita vem para participar no Desafio de Natal do grupo Cantinho das Cozinheiras, em que teríamos de escolher até três receitas de uma dada lista de blogues. Já fiz a minha primeira participação (aqui) e esta é a segunda receita que escolho :) desta vez escolhi a aletria do blog Guloso qb da Carla Ramalho.


A receita original podem ver aqui: http://gulosoqb.blogspot.pt/2016/04/aletria-na-yammi-ou-nao.html
A Carla tem no seu blog esta receita para fazer no robot de cozinha (Yammi, mas podem seguir igual e fazer na Bimby ou outro robot) e no modo tradicional. Optei por fazer no modo tradicional.


Aqui vai a receita que fiz para obter uma aletria cremosa (mas que passado algumas horas e no dia seguinte ficou mais sequinha):

700 ml de leite + 150 ml de leite (usei meio gordo)
500 ml de água
1 casca de limão
1 pau de canela
1 colher de sopa de margarina
5 gemas
100 g de açúcar
220 g de aletria
canela em pó qb

Numa tacinha coloque os 150 ml de leite, adicione as 5 gemas desfeitas e bata com um garfo para envolver bem. Reserve.
Num tacho coloque os 700 ml de leite, a água, a margarina, a casca de limão e o pau de canela. Leve ao lume para ferver e deixe ferver por 5 minutos.
Adicione o açúcar, mexa para dissolver bem e depois adicione a aletria partida (desfiz ligeiramente os ninhos de aletria). Mexa e deixe cozer por 3 minutos.
Adicione a misture do leite com gemas em fio e vá mexendo sempre para que as gemas cozam mas não fiquem com pedacinhos de ovo cozido. Envolva tudo muito e deixe ao lume por mais 1 minuto, mexendo sempre.
Retire para uma taça de servir (ou taças pequenas), tire a casca de limão e o pau de canela, deixe arrefecer e polvilhe com canela a gosto.


Apreciem ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)