quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Massa Boa Para Rissóis


Há muito anos que faço rissóis para casa, aprendi quando era bem pequena (deveria ter os meus 11 a 12 anos) com uma tia, na altura gostava mais era de brincar com a massa (e até de comer a massa!)... mas depois fui treinando em casa, sozinha mesmo eheheheh e habituei-me a fazer rissóis cá para casa. É muito raro comprar rissóis já feitos (às vezes acontece precisar e não ter tempo de fazer) e sempre que tenho restos de carne, marisco (como camarão ou berbigão) lá vou para a cozinha preparar uns rissóis.

Verdade seja dita que o grande segredo dos rissóis é o recheio... mas se a massa não for boa, os rissóis rebentam ao fritar, e lá se vai o recheio!!!
Sempre fiz a massa dos rissóis no tacho, com a receita da minha tia. A receita é boa, mas demora um pouco a fazer no tacho e no fim a trabalhar a massa sempre queimava as mãos todas... até que um dia a minha mãe comprou a Bimby :) e alguém me disse que a massa de lá era boa. Experimentei... e então não é que é mesmo boa??!! Para além de ser ainda mais em conta que aquela que eu fazia no tacho eheheheh
Bem sei que nem todos têm bimby, por isso mesmo vou aqui passar também a receita de como fazer no tacho ;)

Espero que gostem desta minha ideia/receita/dica. Devo confessar que numa altura mais negra da minha vida profissional, em que me vi privada de conseguir trabalho, fiz muitos rissóis para vender a amigos, amigos dos amigos e alguns familiares (e os bolinhos decorados começaram a sair da minha cozinha também por essa necessidade!) e sempre foram bastante apreciados... espero que esta receita vos ajuda se também estiverem a precisar de ganhar uns trocos ;)

Esta massa é super fácil de trabalhar, bem macia e ainda podem fazer a mais (faço sempre a receita a dobrar) e a massa que sobra podem congelar (depois quando descongelam é só trabalhar a massa um pouco sobre a mesa com farinha para que esta seja absorvida e a massa não fique tão húmida e mole).

Ao fim destes anos todos a fazer rissóis descobri que cortando discos de massa primeiro, torna o processo de feitura dos mesmo mais rápido. Mas fazem como acharem melhor ;) depois de ter os discos uso aqueles moldes de plástico que se fecham e  sai de lá um rissol bem bonitinho :) 

Aqui vai a receita que me rende cerca de 15 a 16 rissóis grandes:

250 g de farinha sem fermento
250 g de água
30 g de margarina (ou manteiga)
5 g de azeite
1 pitada de sal
1 casquinha de limão (opcional - usava na minha receita antiga e quis acrescentar nesta)

Preparação com Bimby
Meça a quantidade de farinha e reserve.
No copo da bimby coloque os restante ingredientes e programe 5 minutos, na velocidade 1 e a 100 ºC.
Retire a casca de limão, adicione a farinha e misture 20 segundos na velocidade 4.
Retire a massa para uma superfície enfarinhada (de preferência de pedra ou mármore) e trabalhe a massa (por norma seria à mão, mas a massa está muito quente e pode usar uma colher de pau) só até juntar tudo bem e formar uma bola lisa.
Deixe a massa descansar e arrefecer completamente para poder depois usar na feitura dos rissóis.

Preparação no Tacho
Meça a quantidade de farinha e reserve.
Num tacho coloque os restante ingredientes e programe leve ao lume até que comece a ferver.
Assim que ferver, baixe o lume para o mínimo, retire a casca de limão, adicione a farinha e misture tudo vigorosamente até que a massa agregue e forme uma bola (esta parte é trabalhosa!).
Retire do lume, coloque a massa para uma superfície enfarinhada (de preferência de pedra ou mármore) e trabalhe a massa (por norma seria à mão, mas a massa está muito quente e pode usar uma colher de pau) só até juntar tudo bem e formar uma bola lisa.
Deixe a massa descansar e arrefecer completamente para poder depois usar na feitura dos rissóis.

Se tiverem alguma dúvida por favor perguntem.
E agora toca a pôr em prática e fazer rissóis caseiros :)
Tenho aqui no blog duas receitas de rissóis que podem usar para tirar uma ideia:
- Rissóis de Camarão
- Rissóis de Carne
Tenho mais outras duas receitas diferentes para partilhar em breve ;)

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olhe por cá todos que provam gostam ;) a massa tem de 'cozer' bem para não ficar a saber a farinha. Mas depois de frita com o recheio fica uma delícia :)

      Eliminar

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)