quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Gelado de Baunilha


O verão está a chegar ao fim mas um geladinho cai sempre bem não é?!
Todos os anos tento fazer gelados em casa, até comprei há dois anos atrás uma máquina de fazer gelados (péssimo investimento a meu ver pois não consigo obter gelados decentes com a maquineta!!!), mas nunca consegui obter gelados cremosos e macios (que não ficassem tipo pedra depois de irem ao congelador!)... até este ano :)

Finalmente decidi-me a experimentar as receitas de gelados que vêm com o livro base da bimby. Já fiz um belo gelado de amoras e agora trago aqui este belo, mesmo belo!, gelado de baunilha. É tão simples que nem dava grande coisa por ele... mas olhem que me surpreendeu bela cremosidade e pelo sabor!!! Só achei um pouco doce demais (mas fui só eu que achei!) por isso podem cortar no açúcar se quiserem.

Se não tiverem bimby e quiserem fazer esta receita só têm de fazer tudo num tacho e depois precisam de um liquidificador para triturar ;)


Aqui vai a receita deste maravilhoso gelado:

250 g de leite (usei magro)
150 g de açúcar
2 gemas de ovo
250 g de natas
1 pitada de sal
1 pau de canela
sementes de uma vagem de baunilha (abrir a vagem ao meio e raspar as sementes com uma faca)

No copo da bimby coloque o leite, açúcar, gemas de ovo, natas e sal e programar 5 minutos, na velocidade 3 e a 80 ºC (ou num tacho colocar os ingredientes e levar ao lume para aquecer quase até ferver mas não deixar ferver!).
Retire para um tabuleiro de alumínio (ou outro), junte o pau de canela e as sementes de baunilha. Deixar arrefecer e colocar no congelador até estar sólido.
Depois de congelada a misture, corte em pedaços e coloque de novo no copo da bimby (ou no liquidificador) e triture 20 segundos na velocidade 7.
Triture mais 10 segundos mas agora na velocidade 4 (pode ajudar com a espátula através do bucal da tampa da bimby - não achei necessário).


Apreciem ;)

PS: acho que vou vender a máquina de gelados!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)