quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Broa de Milho com Tomate Seco, Azeitonas Pretas e Orégãos



Hoje trago-vos esta belíssima broa que vi num blogue que conheço há pouco tempo mas que tem receitas maravilhosas e que não consigo deixar de visitar: Sabores do Ninho, visitem que vão gostar ;)
Assim que vi esta receita de broa no blog fiquei logo com uma enorme vontade de fazer e assim que tive oportunidade, lá saiu a broa eheheheh
Podem ver a receita original aqui: http://saboresdoninho.blogspot.pt/2017/07/broa-de-milho-c-tomate-seco-azeitonas-e.html#


As únicas mudanças que fiz na broa foram as quantidade de tomate seco e azeitonas pretas, usei mesmo o que tinha em casa e acabei por colocar menos quantidade destes ingredientes por ter menos do que o que dizia na receita... mas ficou muito boa, devem experimentar :) Também amassei tudo à mão em que de usar a máquina de fazer pão (a sério que não me apeteceu ter depois a máquina para lavar... ai, ai a preguiça!) e a bimby estava a ser usada noutra receita!
Usei o tomate seco conservado em óleo da Guloso, que me foi enviado pela marca e recomendo pois é mesmo uma delícia.

Aqui vai a receita que fiz:

200 ml de leite morno (usei magro)
15 de fermento de padeiro fresco (compro no Lidl - se quiserem usar levedura seca, é cerca de 8 a 10 g)
30 g de margarina amolecida
2 ovos
1 colher de chá de sal
250 g de farinha de trigo sem fremento
250 g de farinha de milho
3 pedaços de tomate seco em óleo da Guloso
10 azeitonas pretas
1 colher de chá de orégãos

Comece por preparar o tomate seco, cortando-o em pedacinhos, e as azeitonas, cortando-as em rodelas. Reserve.
Dissolva o fermento de padeiro (seja fresco ou seco) no leite morno.
Numa taça coloque as farinha, a margarina, o sal e os ovos. Adicione o leite com o fermento dissolvido e misture tudo com as mãos. Amasse por uns 5 minutos, se precisar junte mais um pouco de farinha para dar o ponto ou se a massa estiver seca, junte um pouco de leite.
Adicione o tomate seco e as azeitonas, envolva tudo muito bem na massa.
Tape e deixe levedar por 1 hora.
Decorrido este tempo molde uma bola com a massa (ou duas se quiser fazer duas broas mais pequenas), coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe levedar por 30 minutos.
Leve ao forno pré-aquecido para cozer a 180 ºC por 30 minutos (se quiser a broa mais cozida ou tostadinha, deixe ficar mais uns 5 a 10 minutos no forno - cuidado para depois não ficar seca).

A minha broa ficou com um ar tosco (é verdade!) mas não ficou seca, que era um problema que eu tinha sempre ;)


Apreciem ;)