segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Paté de Tofu com Manjericão e Azeitonas Pretas



Depois de uma semanita de pausa para aproveitar as férias e recagerrar as baterias, cá estou de volta com as minhas partilhas :) e vocês, também estão de férias?

Esta receita fiz para receber uns amigos num jantar em minha casa, acompanhado de um pão escuro e com umas tostinhas. Foi apreciado e a receita logo pedida, por isso mesmo decidi partilhá-la também convosco ;)

Gosto muito de tofu, já aqui partilhei muitas receitas com este 'queijo' de soja mas nunca tinha feito um paté com ele.
Este paté é bem simples, saboroso e até pode ser usado com substituto de molhos em saladas ou para acompanhar massas (é uma boa ideia para tirar a maionese e tornar uma receita bem mais saudável).

A receita original vi aqui: http://www.tudogostoso.com.br/receita/91008-pate-de-tofu-com-ervas-light.html
Segui tal e qual como está, com a única diferença de que não usei o líquido que vem com o tofu para fazer o paté (tal como a receita original - só porque não gosto do cheiro e sabor desse líquido), usei leite de soja para dar o ponto no paté ;)

Aqui o paté ao lado de uma boa ideia de de decoração de mesa, bem simples e com umas conchinhas apanhadas numa ida à praia - ainda tenho esta mania, acho que ainda sou criança ;) - as velas são de citronela, bem úteis nesta altura do ano.

Bom, vamos lá à receita que fiz:

250 g de tofu
1/2 cebola pequena
1 dente de alho
10 azeitonas pretas
6 folhas de manjericão
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de leite de soja (ou outro leite ou até água)
pimenta moída e sal qb

Lave o tofu e seque-o bem com papel absorvente. Esfarele-o e coloque no copo da bimby (ou outro robot de cozinha - se não tiver faça à mão, moendo tudo com um garfo, ou triture com a varinha mágica).
Junte todos os ingredientes e pique tudo por 15 segundos na velocidade 6.
Baixe o que ficou nas paredes do copo com uma espátula e triture novamente 15 segundos na velocidade 6.
Coloque em tacinhas e sirva bem fresco.

Apreciem ;)