segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Húmus


Se há coisa que gosto de ter sempre num almoço ou jantar festivo cá em casa é um belo paté. Acho uma ótima entrada, servido com bolachinhas de água e sal, tostinhas ou pão... é simples e não dá trabalho ;)

Desta vez optei por fazer um húmus, fiz mesmo o original com grão... mas já fiz esta receita com tremoço (porque havia quem não gostasse de grão) e correu igualmente bem.
Para temperar este húmus usei especiarias da Suldouro-Navires:


Esta receita retirei do site mundo de receitas bimby e fiz com a própria (mas podem fazer com qualquer robot de cozinha ou até uma picadora ou varinha mágica). Aqui vos deixo o link da receita original: https://www.mundodereceitasbimby.com.pt/acompanhamentos-receitas/hummus/w6pzlci2-96629-867345-cfcd2-bz8ugj4r

Para
Agora vamos à receita que fiz , lembrando que os temperos são a gosto (cada um pode colocar o que mais gosta, até ervas aromáticas frescas como a salsa e os coentros):

500 g de grão de bico cozido
1 medida do copo da tampa da bimby da água de cozedura do grão de bico - cerca de 125 ml (se usar o grão enlatado, reserve a água que vem com o grão)
1 dente de alho
2 colheres de sopa de pasta de sésamo - tahini (ou só as sementes de sésamo, como foi o meu caso)
40 g de azeite
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de café de coentros em pó
1 colher de café de pimentão doce em pó
sal a gosto

Comece por retirar as peles aos bagos de grão de bico para que o húmus fique mais cremoso (aconselho a fazer este passo, mas se não quiserem um paté mais cremoso então podem não tirar as peles do grão).
No copo da bimby colocar o grão, o alho, o sumo de limão e as sementes de sésamo. Triture 10 segundos na velocidade 7.
Com a espátula baixar o que ficou nas paredes do copo e voltar a triturar 10 segundos na velocidade 7.
Adicionar o azeite, a água de cozedura do grão, o sal, os coentros e o pimentão doce (a gosto!). Triture 20 segundos na velocidade 5.
Com a espátula baixar o que ficou nas paredes do copo e voltar a triturar 20 segundos na velocidade 5.
Colocar o paté numa taça de servir, regar com azeite, polvilhar com pimentão doce e está pronto a servir.


Apreciem ;)