sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Flatbread Simples


Nunca tinha feito este tipo de pão, farto-me de o ver replicado nos episódios do Masterchef Austrália... desde o simples (como este que fiz, como o de alho e ervas, iogurte e outros temperos).
Ora tinha feito um paté e foi a desculpa perfeita para experimentar este pão: paté com flatbread é uma delícia :) e uma boa opção para quando não temos tostinhas por casa ;)

Fiz uma pesquisa pela internet e, das imensas receitas que encontrei, fiz esta:
http://www.veganricha.com/2015/11/herb-garlic-flatbread-recipe-no-yeast.html
Segui a receita mas fiz a massa simples, para ver se ficava boa, sem usar as ervas aromáticas e o alho tal como diz a receita... isso fica para uma próxima vez ;)
Podem fazer esta receita e obter dois pães diferentes: se fizerem a massa mais alta então obtêm um pão mais gordinho e fofinho, se fizerem a massa mais fina então ficam com um pão mais fino e estaladiço. Fiz a última opção, mas aqui é ao gosto de cada um ;)


Vamos lá à receita que fiz:

1 chávena de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de café de bicarbonato de sódio Suldouro-Navires
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de queijo quark (ou iogurte)
2 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de sumo de limão
azeite para untar a frigideira

Numa taça coloque todos os ingredientes secos, misture e reserve.
Noutra taça coloque os ingredientes líquidos, misture-os bem e adicione aos secos.
Envolva tudo muito bem até obter uma massa homogénea (se estiver seca adicione um pouco de leite até dar o ponto; se estiver muito mole adicione um pouco de farinha até dar o ponto).
Tape a massa e deixe repousar por uns 15 minutos.
Divida a massa em 4 partes iguais. Estique cada uma delas sobre a mesa enfarinhada e usando um rolo de massa, até obter um disco de massa fina.
Leve uma frigideira anti-aderente ao lume, unte com um pouco de azeite (pouco mesmo - pode espalhar com um pincel ou um guardanapo de papel), coloque um disco de massa para assar e deixe ficar por 2 minutos. Vire e deixe cozinhar por 1 a 2 minutos.
Repita o processo com a restante massa.


Apreciem ;)