quarta-feira, 26 de julho de 2017

Papas de Milho Doce à Moda da Avó Mila


Ora hoje é dia dos avós... há quase dois anos que tenho este blog e nunca vos falei dos meus avós!

A razão é simples (e dolorosa!): eu já não tenho avós :(
O meu avô materno, Avô Custódio, faleceu tinha eu 4 anos, tenho pouquíssimas recordações dele; a minha avó materna, Avó Luísa, nunca foi muito ligada à minha mãe, portanto muito menos ligada era a mim e tive muito pouco contacto com ela... apenas a vi mais no último ano da sua vida (entre 2013 e 2014) porque ela precisava de ajuda e nós fizemos o que pudemos; já os meus avós paternos, esses sim foram os meus avós de verdade :) convivi com eles até aos meus vinte e poucos anos... a minha avó Emília (Mila para os mais próximos) era uma pessoa de bom coração e com muito boa mão para a cozinha eheheh ela fazia muitos miminhos doces :) por razões que ainda não conseguimos perceber bem (!!!) a minha avó teve uma complicação de saúde e faleceu em 2003; o marido da minha avó Mila, o meu avô Joaquim, faleceu dois anos depois em 2005 :(

Ficam as recordações, os dias passados na casa dos avós, a fazer asneiras na maior parte das vezes eheheheh e com os primos e vizinhos a ajudar ahahahahah
Mas ficam também as lembranças das iguarias feitas pela minha avó Mila, que era tão gulosa quanto eu (acho que sei a quem puxei! Aliás, sou muito parecida com ela: nasci no dia do seu aniversário, herdei o gosto pela cozinha, o tipo de cabelo - fui a única na família que o herdou! - entre outros aspetos).
Se havia coisa que a minha avó fazia muito eram papas de farinha de trigo (sempre doces!) e outras vezes trocava a farinha de trigo por milho :)

Ora hoje, em sua homenagem e por ser dia dos avós, decidi trazer esta receita que tantas vezes comi feita pelas mãos da minha querida avó.
É uma receita bem simples, sem truques e apenas aromatizada com casca de limão e um pau de canela, este último da Suldouro-Navires (o último pauzinho de canela!!!):


Bom, vamos lá à receita:

2 chávenas de chá de farinha de milho
2 chávenas de chá de leite
1 chávena de chá de água
1 chávena de chá de açúcar (podem colocar menos, por exemplo metade ou 3/4 da chávena)
1 casca grande de limão
1 pau de canela Suldouro-Navires
canela em pó qb para polvilhar

Num tacho coloque a farinha de milho, vá adicionando e o leite e a água aos poucos e mexendo sempre.
Mexa bem para dissolver a farinha de milho e todos os grumos que se possam formar (uso sempre uma vara de arames porque acho que facilita).
Adicione o açúcar, a casca de limão e o pau de canela.
Leve ao lume médio, mexendo sempre até a mistura engrossar e ficar tipo um pudim (depende do gosto, eu gosto da mistura mais consistente).
Retire do lume e distribua por tacinhas, deixe arrefecer e polvilhe com canela em pó se quiser.
Depois é só atacar :)


Apreciem ;)

PS: Fiz esta receita para participar no desafio Ingrediente do Mês do blog Intrusa na Cozinha. Neste mês de julho o ingrediente escolhido foi o milho, ainda vão a tempo de participar ;) vejam aqui como:
https://intrusanacozinha.blogspot.pt/2017/07/julho-e-mes-de.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)