sexta-feira, 28 de julho de 2017

Gelado de Amoras


Mais uma receita do livro de receitas base da Bimby :) acho que este verão a Bimby está a ser mais usada do que nos outros anos (e já a temos há 5 anos!)... este ano descobri que adoro a limonada feita lá :) depois tenho feito a massa de pizza que é uma delícia e tão fofinha :) o molho de tomate é bem prático, para usar na hora ou ter congelado :) e agora este belo gelado de amoras!

Na verdade no livro base a receita é de gelado de mirtilos... mas não tendo mirtilos e tendo algumas amoras de produção caseira, decidi adaptar a receita.

Já agora, por falar em amoras, sabiam que aqui no Algarve há mesmo uma árvore que dá amoras, a Amoreira Algarvia? Também conhecemos as amoras do tipo silvestre e que têm origem numa planta tipo trepadeira (na verdade é mesmo uma silva) com muitos picos (muito semelhante à planta das framboesas)... pois eu só fiquei a saber há uns anos atrás que na maior parte dos sítios de Portugal as amoras são conhecidas por terem origem na amoreira silvestre tipo trepadeira!!! Numa conversa com uma amiga que é de Viseu é que fiquei a saber que lá para cima (sim, eu estou bem cá no sul...) não conhecem muito a amoreira árvore... alguém por aí me confirma isto??!!

Então essa amiga deu-me uma planta de amoras silvestres :) e agora tenho os dois tipos: a árvore e a trepadeira :) devo confessar que gosto muito mais das amoras da trepadeira do que as da minha árvore (ups!!!): as da trepadeira são maiores e mais gordinhas eheheheh


Bom, vamos lá à receita que fiz (fiz na bimby mas podem usar um liquidificador ou outro robot de cozinha):

80 g de açúcar
500 g de amoras congeladas
200 g de queijo quark (usei o do aldi de 40 % M.G.)

No copo da bimby coloque o açúcar e pulverize 15 segundos na velocidade 9.
Junte as amoras e triture 15 segundos na velocidade 9.
Adicione o queijo e misture 40 segundos na velocidade 5.
Sirva de imediato (se achar que está muito mole, leve ao congelador por 30 minutos antes de servir).
Pode também colocar a mistura do gelado numa taça e guardar no congelador e quando quiser servir só tem mesmo de o retirar para o frigorífico uns 45 minutos antes ;)

A bolachinha em forma de coração é do Aldi, uma caixinha custa apenas 0,79€.

Apreciem ;)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)