segunda-feira, 24 de julho de 2017

Doce de Ameixa Amarela


Depois de uma pausa por estar a sofrer de uma doença crónica chamada preguicite aguda (conhecem esta doença? eheheheh), cá estou de volta à minhas partilhas :)

E para este regresso trago uma receita bem simples: um doce de fruta para se deliciarem, para fazer agora e guardar a pensar já nuns miminhos para dar no Natal!!!

Este ano está a ser o ano das ameixas cá por casa: ele é das nossas árvores, da minha tia, do trabalho do meu pai e ainda há amigos que perguntam se não quero ameixas... há ameixas em fartura!

Este doce fiz com umas ameixas nossas e da minha tia, uma espécie de ameixa amarelinha e pequenina, bem docinhas e saborosas mas que estavam em tanta quantidade que não davamos vencido a comer. Por isso lá fiz este belo doce ;) usei canela em pau para cozinhar o doce, acho que lhe dá um toque especial e mais ainda ainda por ser da Suldouro-Navires:


Aqui vai a receita que fiz (ah, podem fazer com qualquer tipo de ameixa):

1 kg de ameixas amarelas (cortadas ao meio, com a pele e sem o caroço)
500 g de açúcar
1 pau de canela Suldouro-Navires

Num tacho colocar a ameixa, o açúcar e o pau de canela.
Envolver bem e deixar a macerar por 1 hora (este passo não é obrigatório, mas gosto de o fazer porque assim a fruta liberta água, o açúcar dissolve e depois é mais fácil de cozer o doce).
Levar ao lume médio, mexendo de vez em quando no ínicio. Quando o doce começar a ficar mais espesso, deve mexer-se com mais frequência para não agarrar ao fundo do tacho e queimar.
O meu doce levou mais ou menos 45 minutos a 1 hora a cozinhar, ficou numa textura ainda mole e que dá para barrar bem... se quiserem que fique mais seco, pois deixem ficar mais tempo ao lume ;)
Coloque o doce em frasquinhos esterilizados, feche bem a tampa e inverta-os até estarem frios.
Etiquete e guarde.
Nota: para esterilizar os frascos de vidro levo água ao lume num tacho, quando esta começa a ferver coloco os frascos e as tampa e deixo ferver por uns 2 minutos. Retiro da água, seco-os bem e coloco logo o doce (é tudo em quente, por isso cuidado para não se queimar).


Apreciem ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)