sábado, 27 de maio de 2017

Bases para Copos DIY em Croché - Frutas


Uma amiga está a mudar-se para uma casa nova. Por isso mesmo achei que devia de lhe oferecer algo para a casa... não é a primeira casa dela, logo coisas não lhe faltam... mas eu queria mesmo dar-lhe um miminho para estrear na casa nova :)
Então decidi, depois de algumas pesquisas, fazer umas bases para copos (ou para chávenas), já que é uma coisa que tem sempre utilidade, não empata e ainda serve para decoração. Depois também por terem sido feitas por mim, achei que ela ia gostar... e não me enganei ;)



A ideia para fazer estas bases de copos vi neste sítio: http://crochegrafico.blogspot.pt/2014/06/porta-copos-de-croche-laranjinha.html

Segui a 'receita' para fazer o croché (usei linhas nº 6 e nº 12 em cores que tinha em casa) :

1ª carreira: fazer 6 correntinhas, fechar e fazer 12 pontos altos sobre as correntinhas

2ª carreira: fazer 1 aumento em cada ponto de base, totalizando 24 pontos no final3ª carreira: 1 ponto alto + 1 aumento4ª carreira: 2 pontos altos + 1 aumento5ª carreira: 3 pontos altos + 1 aumento6ª carreira: 4 pontos altos + 1 aumento
Para finalizar, fazer 1 carreira de pontos baixos sem aumentos.



Para fazer as folhinhas verdes segui o vídeo referido na página do link acima e podem ver aqui.
Para fazer o pauzinhos castanho das frutas fiz uma sequência de 10 correntinhas e depois um ponto baixo sobre cada corrente.
Tanto as folhas como os pauzinhos cosi com agulha e linha de costura.

Como achei que só em croché ficavam umas bases muito fininhas, usei uma folha de cortiça (1€ numa loja chinesa) e cortei rodelas para colar o croché (com cola branca - é bem útil porque depois de seca fica transparente). Para fazer as sementes nas meias maçãs usei linha de bordar preta (2 fios).



Gostaram da ideia?
Gostei tanto que voltei a fazer umas bases para outra amiga mas com motivos diferentes :) para a semana mostro a outra ideia ;)