sábado, 25 de fevereiro de 2017

Farófias no Microondas


E chegamos ao dia 25 :) isso quer dizer que é dia de publicar a receita do desafio do mês do grupo Cantinho das Cozinheiras:


O blog escolhido do mês foi o A Cozinha da Anita da Ana Antunes, um sítio cheio de receitas práticas, de encher o olho e pôr qualquer um salivar eheheheheh não deixem de visitar ;)

Devo confessar que tive alguma dificuldade em escolher a receita... entre tantas coisas boas que por lá vi ahahahahah mas depois deparei-me com estas belas farófias feitas no microondas, coisa que nunca tinha feito - apesar de já ter ouvido falar - e que me pareceram bem simples e super práticas pois usei as claras que me sobraram de outra receita e não precisei de gastar mais gemas para fazer o creme!!!!

Podem ver a receita original aqui: http://cozinhaanita.blogspot.pt/2016/06/farofias-no-micro-com-pudim-velhinho.html

Adorei!!!
Cá em casa ficámos fãs: primeiro porque é super rápido e depois porque as farófias ficaram mesmo muito boas :)

Bom, vamos lá à bela da receita que fiz:

Farófias
12 claras de ovos (à temperatura ambiente)
12 colheres de sopa de açúcar

Na taça da batedeira colocar as claras e bater até estarem em espuma.
Depois disso adicionar o açúcar e deixar bater até estarem em castelo.
Colocar 3 colheradas, espaçadas, de claras em castelo num prato (usei uma colher grande, daquelas de servir a comida... mas podem usar uma colher de sopa se quiserem farófias mais pequenas) e levar ao microondas por 30 segundos na potência máxima.
Retirar as farófias para um pirex e repetir o processo até terminar as claras em castelo.
Assim foi o aspeto das minhas farófias depois de cozidas:



NOTA: o tempo de cozedura depende do microondas e da potência, por isso recomendo que façam uma primeira 'pratada' de teste, por exemplo só com metade do tempo para ver se é suficiente - ou seja, adaptem o tempo de acordo com o vosso microondas.

Creme
2 saquetas de leite creme (usei da marca continente)
1 litro de leite (usei meio gordo)
6 colheres de sopa de açúcar
canela em pó Suldouro-Navires para polvilhar

Preparar de acordo com as indicações da embalagem, que neste caso foi: dissolver o pudim com o açúcar numa parte de leite e reservar. Levar o restante leite ao lume e quando estiver a ferver adicionar o leite com pudim e açúcar. Mexer para não formar grumos e até engrossar.
Retirar do lume e deixar arrefecer.
Verter sobre as farófias que estão dispostas no pirex e levar ao frigorífico para refrescar (sabe melhor fresco, mas podem consumir morno se assim o desejarem)
Polvilhar com canela em pó a gosto e servir :)


Apreciem ;)