terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Bolachas sem glúten de Especiarias e Melaço


Lembram-se de ter partilhado umas bolachinhas destas no Natal??!! Ah, não se lembram!!! Aqui fica o link para reverem:
http://acucarsal.blogspot.pt/2016/12/bolachas-de-especiarias-e-melaco.html

Pois, na altura fiz estas bolachinhas mas na versão com e sem glúten porque uma das minhas amigas não pode comer trigo!
Ora fiz então umas bolachinhas e um doce para oferecer aos amigos e não podia deixar de fazer umas bolachinhas para a tal amiga que não pode comer trigo não é??!! Por essa mesma razão é que as bolachinhas da foto são em forma de pinheirinhos: foram feitas no Natal ;)

A receita resulta na perfeição apenas noto que a massa ficou mais dificil de esticar para cortar as bolachas e depois de cozidas ficaram mais quebradiças que as bolachas com glúten... mas de sabor ficaram igualmente deliciosas :)

Ah, podem aproveitar a receita e fazer estas bolachinhas em forma de corações para oferecerem a alguém especial neste Dia de São Valentim ;) 

Aqui vos deixo então a receita que fiz na Bimby (mas se não tiverem robot de cozinha fazem amassando à mão tudo numa taça):

300g de farinha de milho

60g de amido de milho (maizena)
100g de açúcar amarelo
150g de melaço de cana (ou mel se preferirem)
150g de margarina à temperatura ambiente
1 ovo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de café de canela em pó
1 colher de café de gengibre em pó
1 pitada de noz moscada (coloquei meia colher de café)
1 pitada de sal

Colocar todos os ingredientes no copo da bimby e triturar 15 segundos na velocidade 6.
Retirar a massa do copo (esta parte dá um pouco de trabalho porque a massa fica pegajosa!), se necessário podem usar um pouco de farinha de milho para que a massa não fique tão mole (tive de acrescentar um pouco mais). Coloque numa taça e leve ao frigorífico por 2 a 3 horas para que a massa fique mais dura.
Trabalhe a massa numa superfície enfarinhada, estenda com a ajuda de um rolo e alguma farinha de milho para que não cole na mesa nem no rolo ;) e use cortantes de bolachas a gosto.
Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhado com farinha de milho e leve ao forno por 15 minutos a 175 ºC (cuidado para não deixar queimar, o que acontece muito facilmente com as bolachas!).
Retire do forno, deixe arrefecer e tem as bolachinhas prontas :)



Apreciem ;)