segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Bolachas de Especiarias e Melaço


Umas bolachinhas para esta época calham sempre bem :) com o café ou com o chá são uma maravilha.

Esta receita que hoje partilho foi retirada de uma revista da Bimby, a de outubro de 2014, e decidi fazer este fim de semana pois tive uma almoço de Natal com amigos e quis dar-lhes um miminho ;) usei cortantes de pinheiro de Natal e estrelas e acho que ficou bem fofinho eheheheheh e também arranquei alguns sorrisos, que é o que mais gosto de fazer com estes pequenos presentes.

A receita fiz na bimby mas se não tiverem é claro que podem fazer à mesma, amassando tudo à mão porque depois o processo de esticar a massa e levar ao forno é tudo igual com ou sem bimby ;)

Cá vai a receita:

360g de farinha
100g de açúcar amarelo
150g de melaço de cana (ou mel se preferirem)
150g de margarina à temperatura ambiente
1 ovo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de café de canela em pó
1 colher de café de gengibre em pó
1 pitada de noz moscada (coloquei meia colher de café)
1 pitada de sal

Colocar todos os ingredientes no copo da bimby e triturar 15 segundos na velocidade 6.
Retirar a massa do copo (esta parte dá um pouco de trabalho porque a massa fica pegajosa!), se necessário podem usar um pouco de farinha para que a massa não fique tão mole (tive de acrescentar um pouco mais). Coloque numa taça e leve ao frigorífico por 2 a 3 horas para que a massa fique mais dura.
Trabalhe a massa numa superfície enfarinhada, estenda com a ajuda de um rolo e alguma farinha para que não cole na mesa nem no rolo ;) e use cortantes de bolachas a gosto.
Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhado com farinha e leve ao forno por 15 minutos a 175 ºC (cuidado para não deixar queimar, o que acontece muito facilmente com as bolachas!).
Retire do forno, deixe arrefecer e tem as bolachinhas prontas :)


Apreciem ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)