quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Pão de Alho e Orégãos


Este pão já há muitos anos que é feito cá por casa, sempre com algumas mudanças no tipo de farinha que se usa (que pode ser branca, integral, de sementes, etc...) mas que resulta sempre muito bem e fica bem guloso.


Aliás, este pão é bem conhecido entre os meus amigos e é muito raro não me pedirem a receita :) e até à bem pouco tempo sempre lhes disse como fazia mas que não havia bem uma receita definida... o que é verdade! Ou seja, para o poder publicar tive de medir mesmo bem tudo o que lhe punha dentro eheheheheheheh
A ideia para este pão foi-me passada por uma amiga que também trouxe um pão deste género para uma festa e adorei!!! Na altura ela disse-me mais ou menos como fazia e adaptei para chegar a esta receita que partilho hoje (ela usava alho fresco e eu optei pelo alho seco, funciona melhor ;))

Bom, para fazer este pão usei uma farinha de pão branco já preparada da Branca de Neve e o alho granulado e orégãos da Suldouro-Navires:


Mas podem usar outro tipo de farinha ou até fazer o pão com outra farinha sem ser para pão, não se podem é depois esquecer de adicionar sal e levedura para que o pão cresça ;)

Gosto muito destas farinhas da Branca de Neve e compro com frequência e sempre que estão em promoção compro logo várias, não ligo nada a esta etiqueta rosa de aproximação do fim do prazo de validade! A farinha está boa e recomenda-se ;) assim como qualquer outro produto vendido com estas etiquetas no Continente (ou noutro super-mercado).

Este pão sabe-me ao tempero dos caracóis, pelo menos é o que me faz lembrar... e olhem que nem gosto de caracóis! E também me traz à memória um tio que já faleceu e que adorava este pão: estava sempre a pedir para lhe fazer um pãozinho destes quando ele vinha cá a casa... cheguei a fazer a dobrar: um para se comer cá e outro para ele levar. Memórias, memórias...

Bom, vamos à forma de fazer este belo pão:

500g de mistura de farinha para pão branco
1 colher de sopa de alho granulado da Suldouro-Navires
2 colheres de sopa de orégãos em folha da Suldouro-Navires
400 ml de água morna

Na máquina de fazer pão:
No recipiente da máquina coloque a farinha, alho e orégãos.
Programe a máquina num programa de amassar e levedar e adicione a água (se necessário ajude a máquina a envolver a massa utilizando uma espátula).
Quando o programa terminar, retire a pá (ou pás) de amassar e programe a máquina para cozer o pão.

Sem máquina de fazer pão:
Colocar todos os ingredientes numa taça e amassar por uns 5 minutos só para a massa ficar homogénea.
Deixar levedar por 1 hora e meia, tapado e num local quente.
Molde uma bola de massa e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal para levar ao forno para cozer. Ou podem colocar numa forma devidamente forrada com papel vegetal.

Apreciem ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)