sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Torta de Baunilha com Doce de Morango (aproveitamento de claras de ovos)



Não sei se vos acontece o mesmo mas faço muito doce de ovos para rechear bolos e depois fico com um monte de claras congeladas (sim porque sou incapaz de as deitar fora!).

Ultimamente tenho feito pão, panquecas, crepes e até gelatina, que mostrei ontem, com claras de forma a as aproveitar... mas mesmo assim não tem sido suficiente.
Depois as sobremesas com claras parecem sempre as mesmas: molotov!!! Tudo bem que se podem fazer vários sabores mas não deixa de ser sempre a mesma sobremesa... e ainda há os suspiros que são uma delícia mas levam muito açúcar e também não se pode estar sempre a fazer né?!

Desta vez fiquei a pensar algum tempo sobre o que fazer e surgiu a ideia de fazer uma torta onde a massa não levasse ovos mas sim claras :) e como não encontrei nenhuma receita nas minhas pesquisas, decidi adaptar uma receita que tinha cá em casa e troquei a quantidade de ovos por claras (acrescentando mais claras porque 1 clara não equivale a 1 ovo)... e não é que funcionou??!!

Para o recheio usei um frasco de doce de morango que me foi dado, por isso não partilho a receita: não fui eu que fiz ;) podem usar outro doce qualquer, caseiro ou não ;)

Correu tão bem que já me pediram para fazer outra :) e ainda a segunda torta não está terminada e já me disseram: da próxima vez (acredito que será em breve!) quero com recheio de doce de gila. Ok, está já agendada essa ideia :)

Vamos lá à receita que espero vos inspire para fazer aí por casa no fim de semana:

8 claras de ovos (se não tiver só claras pode usar 6 ovos)
300 g de açúcar
190 g de farinha com fermento
2 colheres de sopa de farinha custard baunilha
1 colher de chá de fermento em pó
4 colheres de sopa de água
1 frasco médio de doce de morango
açúcar em pó para polvilhar qb (opcional)

Comece por colocar as claras de ovos na taça da batedeira e bata até estarem em castelo.
Adicione depois o açúcar e continue a bater até este estar totalmente dissolvdio.
Desligue a batedeira e adicione as farinhas, fermento em pó e água e bata na velocidade mais baixa só mesmo para envolver (uns 30 segundos a 1 minuto é suficiente).
Coloque a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal, untado e enfarinhado e leve a cozer por 10 minutos a 175 ºC.
Assim que a massa estiver cozida, retire do forno e espalhe o doce de morango pela massa.
Enrole imediatamente a massa para formar a torta, para tal use o próprio papel vegetal que está no tabuleiro ;)
Transfira a torta para uma travessa e leve ao friogorífico para que aguente a forma enrolada.
Ao fim de umas horas pode retirar o papel vegetal e polvilhar com açúcar em pó (ou pode barrar com mais doce de fruta) e sirva.

Digam lá que não ficou tão perfeitinha?


Só tenho pena de não ter a foto de uma fatia para vos mostrar, mas acho que visto assim na foto de cima até se percebe bem como ficou :)

Apreciem ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)