segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Rolos Crocantes de Beringela e Tomate


Ora e eu a dizer que já tinha acabado com as beringelas!!!
Então não é que estavam duas bem escondidinhas no frigorifico, lá bem atrás de um alface...ah maganas, pensavam que me escapavam!
Não só não me escaparam como deram origem a estes belos rolos crocantes cuja receita vi no último livro da Joana Roque, Família e Amigos à Mesa.

Quando vi esta receita - sim, porque já não sabia o que fazer com beringelas e tive de recorrer aos livros que tenho por cá em busca de uma receita que me desse água na boca - achei-a perfeita: dava para usar as beringelas, tomates maduros que também vieram da horta, as folhas de massa filo que estavam à espera de serem usadas (e só tinha mesmo duas! Perfeito!) e ainda um restinho de queijo azul já a desesperar por ser usado... como estão a ver, foi uma receita para fazer uma 'limpeza' ao frigorífico ;)

Gostei tanto de ter umas beringelas da minha horta para fazer uns belos cozinhados este ano que para o ano vou plantar a dobrar ahahahahahahah e o engraçado é que nunca fui muito fã de beringela!!! Ele há cada coisa!!! Mas também devo dizer que desta vez as cozinhei de formas tão diferentes e sempre com muitos outros sabores à mistura, que talvez seja por isso tenha gostado tanto de tudo o que fiz ;)

Ah, já viram que tenho um passatempo a decorrer até dia 4?! É devido ao primeiro aniversário do blog :) e tenho umas coisas doces, e não só, para vos oferecer :) vejam aqui como as podem ganhar.

Bom, chega de conversa, vamos à receita:

2 folhas de massa filo (um ótimo substituto à massa folhada!)
2 beringelas pequenas (ou 1 grande)
2 tomates pequenos/médios
1 cebola pequena picada
30g de queijo ralado (usei queijo azul)
sal e pimenta moída qb
azeite qb
1 ovo (para pincelar)
sementes de papoila qb (opcional)

Comece por preparar os legumes: lave a corte o pé das beringelas, corte-as em cubinhos; lave e pele os tomates e corte-os também em cubinhos.
Num tacho coloque o fio de azeite, adicione a cebola picada e a beringela e leve a refogar por uns 5 a 10 minutos, mexendo sempre.
Adicione o tomate e deixe cozinhar bem por mais uns 5 a 10 minutos.
Tempere com sal e pimenta moída a gosto, baixe o lume e deixe ficar a cozinhar mais uns minutos para que a beringela e tomate se desfaçam bem.
Retire do lume, adicione o queijo ralado e mexa para envolver bem. Deixe arrefecer antes de colocar na massa filo.
Quando o recheio estiver frio, prepare a massa filo: abra a duas folhas, pincele bem com azeite (seja rápido porque a massa filo seca muito rápido!) e coloque metade do recheio numa ponta de cada folha. Enrrole como se estivesse a fazer uma torta e no fim esconda as pontas por baixo do rolo.
Coloque num tabuleiro de ir ao forno, pincele cada rolo com o ovo batido e polvilhe com sementes de papoila.
Leve ao forno para tostar, a 175 ºC por mais ou menos 20 minutos deve ser suficiente.
Assim que retirar do forno deve consumir nos minutos seguintes pois a massa filo amolece depois de fria.


Apreciem ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)