quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Beringelas Recheadas com Carne


Estas foram as últimas beringelas que vieram da horta.
Bem pequeninas, como podem ver na foto, mas o mais naturais possível pois não usamos produtos químicos para que os legumes e frutos cresçam mais do que o seu normal desenvolvimento... que é este o sentido de se ter horta em casa ;)

Com as poucas beringelas que tivémos este ano, foi a primeira vez que plantámos e foram seis pés de beringela, fiz uma Moussaka, Almôndegas de Beringela com Mozzarella, a minha mãe fez fritas porque o meu pai lhe pediu (não gosto: acho que a beringela absorve muita gordura e estamos a transformar uma coisa boa, saudável e sem químicos numa porcaria!!! Mas gostos não se discutem!) e por fim esta receita que partilho hoje :)

Para acompanhar fiz uma batata doce assada e abóbora também assada - foi a primeira vez que fiz a abóbora assim, fiquei fã :)


Bom, vamos à receita - atenção que este recheio que fiz foi muito!!! Sobrou e guardei para fazer uma bolonhesa... por isso talvez seja melhor fazerem metade do recheio:

Para as Beringelas Recheadas
4 beringelas pequenas (ou 2 grandes)
400g de carne de porco picada (ou outra da sua preferência)
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 lata de cogumelos laminados (das médias)
1 folha de louro
queijo ralado qb
azeite, sal e pimenta moída qb

Começar por cortar a ponta das beringelas que tem o pé verde. Depois cortá-las ao meio no sentido do seu maior comprimento e colocar dentro de água com sal e um pouco de sumo de limão durante 15 minutos.
Retirar as beringelas da água e com a ajuda de uma colher retirar-lhes a polpa sem danificar a casca. O objetivo é que as beringelas fiquem tipo uma taça para depois colocarmos o recheio, pelo que não deve retirar-lhes demasiada polpa e deixá-las muito finas (desde que fiquem com 1cm de espessura já é bom).
Pique a polpa da beringela que removeu.
Coloque num tacho a cebola, o alho e a polpa da beringela. Adicione um pouco de azeite e a folha de louro e leve ao lume para refogar por uns 10 a 15 minutos (mexendo sempre).
Decorrido este tempo adicione os cogumelos laminados e a carne.
Deixe cozinhar bem, por uns 30 minutos para que a carne coza, mexendo de vez em quando.
Tempere com sal e pimenta moída a gosto.
Encha as beringelas com este recheio, polvilhe com um pouco de queijo ralado e leve ao forno a 175 ºC só para tostar.

Batata doce e Abóbora Assadas
1 batata doce média
12 fatias de abóbora
azeite, sal e ervas da provença qb

A batata doce cortei ao meio para assar mais rápido, mas podem deixá-la inteira.
A abóbora em fatias coloquei numa travessa de inox, reguei com um pouco de azeite e temperei com sal e ervas da provença.
Depois é só levar ao forno a 175 ºC para assar.

Nota: o objetivo é fazer as beringelas, a batata doce e a abóbora ao mesmo tempo no forno para aproveitar o calor ;)



Apreciem ;)