terça-feira, 24 de maio de 2016

Tarte Pastel de Nata - sem glúten


Lembram-se da receita, há muito partilhada, de Tarte Pastel de Nata??!! è a receita mais vista neste blog... porque será??!! :P

Sei que há muita gente que gosta e olhem que sempre que a faço pouco sobra ;) costumo fazer uma receita de massa e duas de recheio porque gosto de um bom pastel de nata bem recheado...

Desta vez fiz na versão sem glúten. Correu bem mas porque usei farinha de mandioca (compro no Algartalhos) para a massa, e esta é granulosa, a massa esfarelou muito e não sou também grande apreciadora do seu sabor... mas o recheio estava divinal ;) numa próxima vez vou fazer a massa com farinha de milho ou arroz, pois penso que ficará melhor!

Bom, aqui vai a receita desta delícia sem glúten:

Recheio:
2 dl de água
300g de açúcar baunilhado (ver aqui como fazer em casa)
80g de amido de milho (maizena)
5 dl de leite (do que mais gostarem)
8 gemas (não deite fora as claras, congele-as!)
2 ovos

Junte a água com o açúcar num tacho e leve ao lume para ferver.
Misture o amido de milho com o leite noutro tacho, leve ao lume mexendo sempre até que a mistura ferva. Retire do lume e deixe arrefecer.
Junte a calda de açúcar à maizena já cozida, bata as gemas com os ovos e adicione. Misture bem até obter uma massa homogénea e reserve.

Massa:
200g de farinha de mandioca

50g de amido de mandioca
50g de açúcar baunilhado
1 colher de café de sal fino
125g de manteiga amolecida
1 ovo pequeno
0,5 dl de água
raspa de 1 limão pequeno

Misture todos os ingredientes e amasse com as mãos até obter uma massa homogénea e que não esteja pegajosa. Se for necessário retifique a quantidade de farinha ou de água para que a massa fique no ponto.

Montagem:
Estenda a massa e forre uma tarteira pequena (forrada com papel vegetal).
Pique o fundo da massa com um garfo (para que o calor passe pela massa e a coza de forma uniforme).
Coloque o recheio na tarteira e leve ao forno a 175ºC por mais ou menos 40 minutos (depende do forno) - até estar queimadinha na superficie! Por norma nos últimos 15 minutos de cozedura ligo o grill do forno ;)

Apreciem ;)