segunda-feira, 14 de março de 2016

Estrela de Curd de Limão


No Natal tentei fazer uma estrela de nutella... lembram-se de que partilhei aqui esse meu falhanço? Na altura fiquei mesmo frustrada... não queria usar massa folhada, como a maior parte das pessoas faz (aquilo é só gordura - eu até gosto de massa folhada mas com nutella acho que deve ser super enjoativo!!!).

Bom, uma amiga viu a partilha que fiz sobre esta dificuldade em obter uma massa fofinha e saborosa... e olhem que segui à risca a receita que estava na revista da bimby...bom, essa amiga decidiu partilhar comigo uma receita, que também lhe deram (adoro estas coisas das partilhas), que garantiu ser boa :)

Ora tive de pôr em prática para testar né?! No entanto, não quis fazer com chocolate porque cá por casa não somos grandes apreciadores de doces com chocolate (sim, é verdade... acreditem!!!).
Portanto decidi usar o curd de limão como recheio desta estrela.

Olhem ficou, para além de linda, tão boa, mesmo!!!, que ao fim de 2 dentadas já a minha mãe estava a dar-me ideias para fazer outras versões ;)

Ah, um muito obrigada à minha amiga Sílvia por partilhar comigo a receita desta massa muito saborosa :)

Bom , aqui vai a receita:

Recheio
Curd de limão a gosto (ver receita aqui)

Massa
500g de farinha
2 ovos
60g de açúcar
180ml de leite
30g de manteiga
7g de levedura seca (se for fresca use o dobro)

Aqueça o leite juntamente com a manteiga, só até que esta derreta (por norma uso o microondas para esta tarefa).
Coloque a farinha, levedura e o açúcar numa taça.
Junte os ovos e o leite morno com a manteiga.
Amasse apenas para obter uma massa homogénea.
Deixe levedar num local morno cerca de 1h a 1h30min.

Montagem
Divida a massa em 4 partes iguais.
Estenda cada parte em rodelas finas e mais ou menos do mesmo tamanho.
Coloque uma rodela de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal. Espalhe uma porção de recheio na massa.
Cubra com outra porção de massa e volte a espalhar recheio em cima.
Cubra novamente com a 3ª porção de massa e espalhe recheio uma última vez. Cubra com a ultima porção de massa.
Coloque um copo no centro da massa (para servir de marcador). Corte a massa da seguinte forma (tem de ficar com 16 fatias):




Pegue em duas fatias seguidas e enrole 3 voltas em cada uma: uma fatia para a direita e a outra para a esquerda - faço ao mesmo tempo, uma com a mão direita e a outra com a esquerda ;) até terminar toda a estrela.
Leve ao forno por 30 a 40 minutos em forno médio (cerca de 150ºC a 175ºC).
Retire do forno, pincele com uma colher de sopa de curd de limão (ou outra geleia) dissolvido em duas colheres de sopa de água quente (outra opção é deixar arrefecer completamente e polvilhar com açúcar em pó).

Apreciem ;) por que é mesmo uma maravilha :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)