segunda-feira, 21 de março de 2016

Angel Food Cake de Baunilha


aqui tinha partilhado uma receita de um bolo deste tipo... mas da primeira vez a coisa não correu tão bem, não cumpri todas as indicações acerca do desenformar o bolo e o resultado foi um bolo todo 'amolgado' e 'murcho'.

Pois desta vez, como ainda tenho muitas claras, lá decidi fazer o bolo com tudo certinho.

Este é aquele tipo de bolo que não se unta a forma, tem de se deixar o bolo arrefecer dentro da forma e virado ao contrário até que este caia... enfim, uma saga dificil!!!
Ainda não foi desta que a coisa correu a 100%, o bolo ficou um pouco colado no fundo e estava dificil de cair... da próxima vez acho que vou pôr um pouco de papel vegetal no fundo da forma, só para ter a certeza que a coisa corre mesmo bem ;)

Já alguma vez fizeram um bolo em que não se unta a forma e tem de se deixar virado ao contrário até que caia??!! Se tiverem truques, por favor partilhem ;)

A receita encontrei, numa simples pesquisa pela net, no sítio Betty Crocker.
Link da receita original: http://www.bettycrocker.com/recipes/heavenly-angel-food-cake/47fb0100-5df4-4dd4-b4e1-f5db1475954b

Bom, vamos à receita:

12 claras de ovos à temperatura ambiente
1 + 1/2 chávenas de chá de açúcar em pó
1 chávena de chá de farinha
1 colher de chá de cremor tártaro
1 chávena de chá de açúcar baunilhado (ver aqui como fazer em casa)
1 colher de chá de essência de baunilha (ver aqui como fazer em casa)
1 colher de café de sal fino

Misturar o açúcar em pó com a farinha e reserve.
Coloque as claras numa taça, adicione o cremor tártaro e o sal e bata até estarem em castelo.
Adicione o açúcar baunilhado aos poucos (vá juntando às colheres de sopa), mantendo a batedeira a trabalhar.
Adicione a essência de baunilha.
Reduza a velocidade da batedeira para a posição mais lenta e vá adicionando a mistura de açúcar em pó e farinha até terminar e estar tudo bem envolvido.
Coloque a misture numa forma de buraco sem ser untada e enfarinhada - de preferência uma forma grande para que a massa não chegue até à superfície. Leve ao forno por 30 a 35 minutos a 150ºC/175ºC (de acordo com o forno).
Retire do forno e vire a forma sobre um prato de servir. Deixe ficar nesta posição até arrefecer completamente.
Quando a forma estiver fria, vire ao contrário, passe uma faca na lateral da forma e na parte do buraco, inverta novamente e espere que o bolo caia... ele vai cair... paciência!!! Demora, mas cai ;)

PS: da próxima vez vou colocar um pouco de papel vegetal apenas no fundo da forma, pois esta é a parte crítica e sempre a que dificulta a queda do bolo!!!


Apreciem este bolinho branquinho e super leve e fofo ;)