quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Tarte Pastel de Nata


Esta tarte é divinal!!!

Não há quem não goste :) e sai sempre bem ;)

A receita foi adaptada de um fascículo de receitas de uma 'revista cor-de-rosa', se não me engano a Tv7Dias, de uma versão já bem antiga mesmo.

É mais uma ideia para fazerem ainda hoje... não é dificil e podem servi-la ainda quentinha que sabe bem melhor eheheheheheh

Ah atenção, a receita da massa que aqui partilho é opcional, podem usar massa folhada ou massa quebrada de compra... depende do gosto.

Com massa folhada fica mais semelhante ao pastel de nata, se bem que torna a receita menos saudável... mas é uma boa opção para quando não se tem muito tempo ou temos uma embalagem de massa de compra a precisar de ser utilizada!

Aqui partilho convosco esta última receita de 2015... com votos de que 2016 seja bem mais doce e que os vossos desejos se realizem ;) toca a correr para realizar os sonhos minha gente :D

Recheio:
1 dl de água
150g de açúcar baunilhado (ver aqui como fazer em casa)
40g de amido de milho (maizena)
2,5 dl de leite (do que mais gostarem)
4 gemas (não deite fora as claras, congele-as!)
1 ovo

Junte a água com o açúcar num tacho e leve ao lume para ferver.
Misture o amido de milho com o leite noutro tacho, leve ao lume mexendo sempre até que a mistura ferva. Retire do lume e deixe arrefecer.
Junte a calda de açúcar à maizena já cozida, bata as gemas com o ovo e adicione. Misture bem até oter uma massa homogénea e reserve.

Massa:
250g de farinha (sem fermento)
50g de açúcar baunilhado (opcional)
1 colher de café de sal fino
125g de manteiga amolecida
1 ovo pequeno
0,5 dl de água
raspa de 1 limão pequeno

Misture todos os ingredientes e amasse com as mãos até obter uma massa homogénea e que não esteja pegajosa. Se for necessário retifique a quantidade de farinha ou de água para que a massa fique no ponto.

Montagem:
Estenda a massa e forre uma tarteira pequena (unte a e enfarinhe a tarteira).
Pique o fundo da massa com um garfo (para que o calor passe pela massa e a coza de forma uniforme).
Coloque o recheio na tarteira e leve ao forno a 175ºC por mais ou menos 30 minutos (depende do forno) - até estar queimadinha na superficie!

Apreciem ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)