sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Bolo de Halloween: Red Velvet Cake com chantilly


Este foi o bolo que fiz o ano passado para a festa de Halloween que dei em minha casa... opá, adoro estas coisas e para mim tudo já é motivo para festas, almoçaradas/jantaradas com amigos ou família.
O convívio faz muito bem, não acham??!!

A festa deste ano também terá coisitas giras eheheheh mas só podem ser mostradas depois de amanhã... não posso estragar as surpresas!!!

Este bolo foi Red Velvet Cake (ou Bolo de Veludo Vermelho), um bolo muito típico na América e o bolo que mais dificuldades tive para fazer até hoje... já experimentei tantas receitas e nunca corre bem a 100%... mas esta receita que partilho hoje foi a melhor que já fiz (há que mantê-la!!!) e é da Martha Stewart.

Relativamente à decoração, queria que ficasse qualquer coisa relacionada com o Dia das Bruxas, então optei por fazer esta cara de múmia (ou fantasma, como quiserem classificar). O bolo já referi o que era, o recheio e cobertura foi chantilly e a decoração foi em pasta de açúcar (nariz e boca) e gomas (olhos - comprei no Lidl). Para dar um pouco de cor usei umas missangas coloridas (comestíveis!) para a lateral do bolo ;)

Bom, vamos à receita:

1) Red Velvet Cake
(receita original: http://www.marthastewart.com/316586/red-velvet-chocolate-cake)

2 + 1/2 chávenas de chá de farinha
1 + 1/2 chávena de chá de açúcar
1 + 1/2 chávena de chá de óleo
1/4 chávena de chá de cacau em pó (ou chocolate em pó)
1/4 chávena de chá de corante alimentar vermelho ou 2 garrafinhas (28ml x 2) de corante líquido encarnado (compro no continente)
1 chávena de chá de buttermilk (juntar 1 chávena de chá de leite com 2 colheres de sopa de sumo de limão, ou vinagre se preferir, e deixar a talhar uns minutos)
2 ovos L
1 c. chá de essência de baunilha (ver aqui como fazer em casa)
1 c. chá de sal
1 + 1/2 c. chá de bicarbonato de sódio
1 c. chá de sal
2 c. chá de vinagre

Numa taça misture: farinha, cacau, sal e bicarbonato de sódio. Reserve.
Bata os ovos por uns minutos para obter uma gemada fofa. Adicione o açúcar e bata mais uns minutos. Adicione o óleo e misture bem.
Retire da batedeira. Junte o corante alimentar e a essência de baunilha. Envolva os ingredientes secos que juntou inicialmente.
Por fim adicione o buttermilk e o vinagre à mistura.
Envolva bem (seja rápido, pois o vinagre vai começar logo a fermentar a massa e esta deve ir para o forno o mais rápido possível).
Coloque a massa numa forma untada e enfarinhada e leve a cozer em forno médio (175ºC) por cerca de 45 minutos.

2) Chantilly
2 pacotes de natas (que devem estar no frio pelo menos 24 horas)
sumo de limão (opcional)
açúcar em pó a gosto (costumo colocar 3 a 4 colheres de sopa por cada pacote de natas)

Bater as natas, ir adicionando umas gotas de limão para ajudar a ganhar consistência (é opcional).
Quando estas estiverem 'durinhas', adicionar o açúcar em pó.
Usar para rechear e cobrir o bolo.

Fica a ideia para fazerem para amanhã.

Apreciem ;)

PS: este é um bolo um pouco húmido e por vezes fica um pouco massudo; também é daqueles que esfarela um pouco... portanto atenção e cuidado se pretendem recheá-lo.