quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Quiche de Tofu



A sugestão para hoje é esta quiche, muito saudável, com massa integral e com tofu. É ideal para os mais esquisitos... aqueles que torcem o nariz ao tofu e à comida vegetariana... é vê-los a comer a quiche e a repetir eheheh

Bom, ao que interessa: podem servir como entrada ou como refeição principal. Podem servir num jantar em vossa casa, num jantar de amigos (fica ideal para levar quando se vai a casa de alguém) ou até num piquenique (acho que as quiches são perfeitas para levar para fora).

A vantagem desta quiche é que é super saudável: não leva queijo, a proteína é vegetal, leva natas de soja (que podem ser substituídas por leite ao vosso gosto) e a massa é integral!!!

A receita é da revista Bimby de agosto de 2013. Quem não tem Bimby, ou outro robot de cozinha, faz a massa à mão e o recheio no tacho e tá pronto para ir para a tarteira.

Cá vai a receita:

Recheio
(1)
200g de tofu
2 dentes de alho
10g de azeite
1/2 colher de chá de sal

Desfaça o tofu com as mãos, misture o azeite, o sal e os alhos bem picadinhos (no robot de cozinha: colocar tudo no copo e misturar 3seg./vel.5).
Deixe marinar 30 minutos.


Massa
35g de água
70g de manteiga (à temperatura ambiente)
70g farinha
70g farinha integral

Misturar todos os ingredientes até obter uma massa homogénea (no robot de cozinha: colocar tudo no copo e misturar 10seg./vel.6).
Estique a massa e forre uma tarteira (devidamente untada e enfarinhada) com a massa.
Dica: pique a massa com um garfo, depois de estar na tarteira, para facilitar a passagem do calor.


Recheio
(2)
20g de azeite
100g cebola roxa
3 pés de salsa
150g de milho
1 c. chá de sal
1 pitada de pimenta
200g de natas de soja
1 ovo

Pique a cebola e a salsa e refogue 5 minutos (no robot de cozinha: colocar no copo o azeite,a cebola e a salsa, pique 5seg./vel.5 e refogue 5min./varoma/vel.1).
Adicione o tofu reservado, o milho, o sal e a pimenta, misture e deize cozinhar 5 minutos (no robot de cozinha: colocar tudo no copo e programe 5min./100ºC/inversa/vel. colher de pau).
Deite na tarteira e espalhe uniformemente.
Misture o ovo com as natas, bata e coloque sobre o recheio de tofu (no robot de cozinha: colocar tudo no copo e misturar 5seg./vel.4).
Leve ao forno até estar cozida (não dou aqui dicas de tempo nem temperatura pois depende do forno que se usa!!!).

Espero que gostem.