quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Compota de Limão, Courgette e Gengibre


Esta compota foi feita no início do verão, para aproveitar os montes de limões que o limoeiro daqui produz (está sempre cheio!) e algumas das courgettes que vieram da horta :) depois ainda se junta um ingrediente que adoro: o gengibre!

Não é muito doce e é ácida, portanto é só mesmo para quem aprecia a acidez dos citrinos (que é o meu caso). É ideal para oferecer a quem não é muito fã de doces e aprecia assim uma coisita mais 'azeda'. Já ofereci (a quem sei que aprecia este tipo de doce) e tenho dois frasquinhos reservados para oferecer no Natal ;)

A ideia foi tirada da revista Sabe bem faz bem! Do Pingo Doce de novembro/dezembro de 2014.

Bom, aqui vai a receita:

1kg de courgettes
4 limões
2 cm de gengibre fresco
600g de açúcar

Descasque as courgettes, corte aos cubinhos e coloque num tacho.
Lave bem os limões, tire a parte amarela de todos (o chamado vidrado) e reserve.
Esprema dois limões, deite o sumo sobre as courgettes e leve ao lume para cozinhar, tapado e em lume brando, cerca de 20 minutos. Reduza a puré (com a varinha mágica ou com o garfo se vir que é possível).
Retire toda a parte branca (esponjosa) dos outros dois limões, corte-os em rodelas finas e vá tirando os caroços que encontrar. Coloque no tacho juntamente com o açúcar e todo o sumo que conseguir aproveitar do corte dos limões em rodelas (fiz o corte dos limões numa tábua de corte por isso aproveitei o líquido que ficou em cima).
Corte metade do vidrado de limão que reservou em tiras bem fininhas e coloque-as no tacho juntamente com o gengibre ralado.
Leve tudo ao lume cerca de 45 minutos, mexendo frequentemente.
Coloque a compota em frascos esterilizados, feche-os (ainda quentes) e vire-os de cabeça para baixo até arrefecer (isto ajuda a criar vácuo natural e conserva melhor o doce).

Apreciem ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)